domingo, 1 de julho de 2012

Platão – O Primeiro Pedagogo



Platão nasceu em Atenas, por volta de 427 a.C.. Como a maioria dos jovens da época, ele queria entrar na política, porém decepcionou-se com a oligarquia e a democracia. Quando Sócrates foi condenado à morte, Platão decidiu se afastar do lugar onde residia, e viajou por todo o mundo.
Ele tinha um pensamento muito parecido com o de Sócrates. Acreditava que “Toda virtude é conhecimento”, e assim sendo, deveríamos buscar virtudes durante toda nossa vida.
Aos 40 anos, voltou a Atenas e fundou a Academia, que era uma escola de filosofia. Suas ideias se relacionam com o mundo dos pensamentos e com o mundo da matéria. Platão era contra a educação praticada na Grécia, por isso, criou um sistema educacional para o seu tempo e o integrou a uma dimensão ética e política. A formação de um homem moral seria então, o objetivo final da educação.
A educação que ele propunha era por meio de debates, pois, acreditava que as crianças deveriam descobrir as coisas, para poder superar seus problemas. Segundo ele, se assim o fizessem desde muito jovens, quando crescessem saberiam muito bem, como reagir a um problema. Então, a educação teria fundamental importância na formação do homem moral. Platão morreu por volta de 347 a.C., já sendo um homem respeitado em toda Grécia. Sendo que seus conhecimentos são seguidos até hoje em dia.

Quer saber sobre o Mito da Caverna? Assista o vídeo abaixo.




Algumas de suas frases:

"O belo é o esplendor da verdade".
"O que mais vale não é viver, mas viver bem".
"Vencer a si próprio é a maior de todas as vitórias".
"O amor é uma perigosa doença mental".
"Praticar injustiças é pior que sofrê-las".
"A harmonia se consegue através da virtude".
"Teme a velhice, pois ela nunca vem só".






Fontes: Revista Nova Escola - Edição Especial Grandes Pensadores;
              http://www.suapesquisa.com/platao/
      

Um comentário:

  1. Está muito bom!, Só pelo para falarem alguma coisa sobre o contexto histórico em que viveram, tanto Platão quanto Aristóteles. Tentem entender por que Platão, por exemplo, se decepcionou com a oligarquia e a democracia. Pensem no que estava acontecendo na Grécia nas últimas duas décadas dos anos 400 a.C. (Guerra do Peloponeso e tal...)

    ResponderExcluir