sábado, 30 de junho de 2012

Sócrates - O Mestre em Busca de Verdades



Sócrates nasceu em Atenas por volta de 469 a.C.. Ele foi o primeiro filósofo sistemático da Grécia. Sua filosofia era diferente, pois até sua vinda, a mesma era explicada com base nas forças da natureza. Ele fez com que as pessoas voltassem para dentro de si mesmas, onde, por meio do autoconhecimento, as pessoas seriam levadas a sabedoria e a prática do bem.
De seu pensamento surgiram duas vertentes da filosofia, a ideia idealista (partindo de Platão), e a ideia realista (partindo de Aristóteles). A ideia idealista distinguia o mundo concreto do mundo das ideias, dando então, o estado de realidade. Já a realista, era que tudo tem uma explicação que pode ser comprovada cientificamente, e não apenas por crenças ou pensamentos.
Sócrates queria que as pessoas se preocupassem com as feições da alma, antes de preocuparem-se com sua fortuna ou com seu corpo, pois para ele, o espiritual era mais importante que todo material. Um dos pensamentos dele que levamos até os dias de hoje é a importância do diálogo. Ele acreditava ser o diálogo um dos melhores meios para se chegar a um acordo sobre um determinado tema, principalmente tratando-se de educação.
O filósofo frequentemente estava acompanhado por jovens, que muitas vezes eram das mais ilustres e ricas famílias de Atenas. Gostava de dialogar com as pessoas, muitas vezes começava a conversar sobre determinado assunto com alguém e só parava quando chegava a uma resposta aceitável aos seus conhecimentos. Comportava-se dessa forma, pois segundo ele, ninguém tem capacidade de conduzir o próximo, nem conduzir a si próprio, a menos que tenha um autocontrole. Então, ele não se sentia no direito de ensinar ninguém, mas apenas, “conhecia” o conhecimento por meio do diálogo.
Acusado de desrespeitar os deuses do Estado e de corromper os jovens, Sócrates sofreu por fazer as pessoas refletirem sobre os mais variados temas. Como ele conversava muito com os jovens, alguns pais dos mesmos, não gostaram e então, o acusaram. Foi julgado e condenado à morte por envenenamento. Ele poderia ter fugido, não teria empecilhos, pois, o local onde estava “preso” até o dia de sua morte, era muito “aberto”, não seria difícil. Mas ele recusou-se, pois acreditava que se assim o fizesse estaria renegando suas convicções para salvar a vida. Ingeriu cicuta e morreu rodeado pelas pessoas com as quais dialogou durante grande parte de sua vida.
Não se tem nenhum material escrito por Sócrates, talvez por ele acreditar que o contato direto com os interlocutores tinha fundamental importância. Um pouco mais tarde, Platão e Aristóteles seguiram suas ideias. Foi um dos mais importantes filósofos que já existiram no mundo, se não o melhor. Mais tarde, até mesmo o pensador Cícero afirmaria que ele trouxe a filosofia do Céu para Terra.

Abaixo, um filme completo retratando sua vida.



Algumas de suas frases foram:

"Existe apenas um bem, o saber, e apenas um mal, a ignorância."
"Uma vida sem desafios não vale a pena ser vivida."
"Só sei que nada sei."
"Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses."
"O verdadeiro conhecimento vem de dentro."



Fontes: Revista Nova Escola - Edição Especial Grandes Pensadores;
           
        

Um comentário:

  1. Peço somente para fazer uma ou duas postagens sobre a filosofia antes de Sócrates. Havia os pré-socráticos (filósofos que antecederam a Sócrates). Eram conhecidos como filósofos da Physis (físicos) e os sofistas. somente falem algo sobre eles.

    ResponderExcluir