sábado, 30 de junho de 2012

Filosofia, Ciência e Religião


Esse assunto é um pouco complexo, pois envolve crenças, provas e “porquês”. Podemos dizer que a religião seria as crenças; a ciência, as provas; e os “porquês” a filosofia. Para podermos esclarecer melhor tais pontos, vamos criar um exemplo: “Deus existe?”, e a partir do mesmo, mostraremos como seriam seus esclarecimentos.
Na religião, se a crença fosse que Deus existe, significa que é verdade e não teria necessidade de provas nem questionamentos. Caso, a mesma, fosse que Deus não existe, a resposta seria “não”, com o mesmo método de explicação.
 Já na ciência, seria preciso provas da existência de Deus, caso não as obtivesse, não a confirmariam, nem a negariam. Caso houvesse a prova da mesma, ela seria confirmada. Mas se fosse comprovada a sua não existência, então, seria negada.
Na filosofia, seriam feitas perguntas e mais perguntas, até se chegar a uma resposta convincente, mas jamais, a uma conclusão definitiva, pois a filosofia nada mais é do que um método de aprendizagem por meio da reflexão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário