domingo, 1 de julho de 2012

Aristóteles – Defensor da Instrução para a Virtude





Aristóteles nasceu na Macedônia em 384 a.C.. Ele foi à Academia de Platão em Atenas, quando tinha 17 anos, estudando então filosofia, durante 20 anos. Dos três filósofos, foi quem mais influenciou a civilização Ocidental, até porque, foi o criador da ciência.
Suas obras foram de fundamental importância, relacionadas mais nos temas ligados à política e ética, porém, também com alguma ligação mais indireta a pedagogia. Ajudar a comunidade era um objetivo que todos deveriam seguir, porém, ser feliz também, então, conseguir unir: felicidade e bem pela comunidade, seria uma tarefa difícil, mas quem à conseguisse mereceria méritos. Ele acreditava que a virtude deveria se tornar um hábito em nossa vida, e que para isso, precisava ser praticada em todos os dias de nossa vida, e a escola teria fundamental importância neste aspecto.

Seus escritos foram e são de muita utilidade para a sociedade, porém, muitos deles se perderam. Alguns foram chamados de “Exotéricos”, que eram os que ele publicou formalmente e os “Acroamáticos” os que ele não publicou formalmente.
Aristóteles escreveu muitas obras, poéticas, físicas, políticas, entre outras. Hoje em dia, sabe-se que nem todas suas ideias estavam corretas, mesmo assim, elas foram de fundamental importância para o que conhecemos hoje em dia, pois, nos ajudou a chegar até aqui.

                                                          Exemplar da “lógica” de Aristóteles, datado em 1570


O Liceu foi a escola fundada por Aristóteles, depois de ter sido chamado por Felipe II, para educar seu filho, Alexandre. Aristóteles foi perceguido por ter colaborado na educação do imperador macedônio, morrendo em 322 a.C..

                                                  Segundo fontes, esta seria a escola de Aristóteles

Algumas de suas frases foram:

"A primeira qualidade do estilo é a clareza."
"O ignorante afirma, o sábio duvida, o sensato reflete."
"A dúvida é o princípio da sabedoria."
"Ter muitos amigos é não ter nenhum."

Confira abaixo um vídeo ilustrado de sua história.




Fontes: 
Revista Nova Escola - Edição Especial Grandes Pensadores

                      

Nenhum comentário:

Postar um comentário