segunda-feira, 16 de julho de 2012

Contexto Histórico que viveram Platão e Aristóteles


Nas postagens anteriores falamos tanto de Platão quanto de Aristóteles, porém, vamos nos aprofundar mais no assunto. Por exemplo, porque da decepção de Platão com a oligarquia e democracia? Vamos entender.
Platão nasceu logo após a morte de Péricles, com que Atenas chegou ao apogeu da democracia, portanto ele viveu entre a fase áurea da democracia ateniense e o final do período helênico.  Viveu também durante a Guerra do Peloponeso, e foi justamente o governo progressista que o decepcionou. Não gostou da demagogia do governo também, pois tinha uma ideia diferente de governo, assim como de educação, que é base fundamental em qualquer país, estado ou cidade.
O verdadeiro motivo que fez ele se decepcionar com a democracia foi o fato de Sócrates por ser um homem que apenas fazia as pessoas refletirem sobre os mais variados temas, ser condenado à morte. Platão realmente gostava da política até o momento, mas ver um homem tão sábio morrer por pura ignorância não dava. Ai também se encontra o motivo pelo qual viajou por todo o mundo, justamente, após a morte de Sócrates.
Aristóteles viveu no período da história grega em que a hegemonia da Macedônia se estendia sobre toda a Grécia, mesmo vivendo na Macedônia era praticamente pertencente a Grécia. Quando Aristóteles completa 17 anos de idade, vai para Atenas, onde era o centro político de toda Grécia. Ai então, havia duas linhas de pensamentos completamente contrapostos. O de Isócrates e o de Platão.
O pensamento de Isócrates baseava-se praticamente em opiniões e recursos retóricos na área da vida publica. Ou seja, completamente do de Platão. Aristóteles preferiu o pensamento de Platão e passou a frequentar sua academia. Quando Platão morreu, ele vai para Assos onde encontra um antigo membro da academia que agora era tirano, que depois de algum tempo é assassinado. Aristóteles sai de Ossos e leva Pítias (sobrinha do tirano), consigo, de depois se torna sua primeira esposa.
Algum tempo depois então Filipe da Macedônia, chama-o e confia-lhe a educação de seu filho, futuro “Alexandre o Grande”. Que depois é morto por ter ajudado na educação do Imperador Macedônico e morto.


Fontes:  http://www.idealdicas.com/platao-e-aristoteles-vida-e-obra/

Nenhum comentário:

Postar um comentário